cada dia aprendo mais a ser eu


Metade dos seres humanos do planeta já teve, ou tem, leu ou lerá, algum livro que fale de auto-ajuda ou de conhecer a si mesmo. Todo mundo já se perguntou em algum momento: “quem sou eu?” Esse pronome pessoal do caso reto, diga-se de passagem, pessoal e intransferível…
Passamos pelo menos uns trinta anos (eu já fiz 20) buscando, querendo conhecer o novo, achando que a felicidade está no outro. Mas aí, no limiar da vida, nos deparamos com situações desagradáveis, com “nãos”, perdas, danos e nos damos conta que temos que valorizar quem somos e como somos: Seres capazes, complexos, em intensa evolução, descobrindo-se a cada dia…
Parece demagogia barata, um apelo de venda: “Extra! Extra! Aprenda a encontrar o EU
A grande dualidade é que não se busca o EU, ele aparece quando menos se espera, não quando queremos. Ele se manifesta nos momentos mais importantes e decisivos da nossa vida. Nem sempre pede licença. Como um terremoto chega sem dar muito tempo, às vezes arrasa e destroi, outras vezes passa raspando, mas sempre passa!
O EU também gosta de fingir estar no outro, nos engana, e quando é tarde, percebemos que ele estava ali, bem dentro de nós, pronto para ser deflorado!!!
Personalidade! Como falta isso nas pessoas hoje em dia! Todo mundo cria padrões de sobrevivência e finge que tudo estava previsto, que corre fluentemente. Enganam a si mesmos, mas as consequências não são sentidas de imediato, fluem lentamente, nos momentos de solidão, de perdas, de fracassos. Sim porque nós seres humanos também fracassamos e isso não é vergonha, é admitir unicamente que não somos perfeitos e que podemos tentar de novo…
Cada dia aprendo mais, sobre o meu EU convivendo com os EUS alheios, nem sempre eles simpatizam, nem sempre se amam, às vezes nem se reconhecem, mas deixo eles passarem, abro as portas da minha vida, eles entram, tomam um cafezinho e partem. Mais cedo ou mais tarde, mas sempre partem e fica o gostinho de um EU a mais que entrou.
Mas há os EUS egocêntricos, os que acham que vivem somente para si, que criam uma redoma de vidro em volta e tornam-se intocáveis! Acham que escapam de tudo e consideram-se brilhantes!!! Para estes o tempo é eficaz! Na medida certa. Sofrem tanto, digladiam sozinhos, com seus arranhões e ferimentos, num processo de autodestruição.
O meu EU anda bem obrigado! Ainda precisa tirar algumas máscaras de guerra que colocou há anos atrás, ainda precisa parar de achar que resolve tudo, porque na maioria das vezes não resolve é nada!!! O meu EU ainda precisa de auto-demolição, destruir alguns esquemas antigos e redefinir senhas.

O meu EU é muito mais simples e tranquilo do que aparenta, basta aproximar o seu…

2 comentários:

  1. Há um Guru indiano (famoso),

    Sri Ramana Maharshi

    que pergunta " Quem sou eu?"

    e sem esse conhecimento, ficamos espiritualmente parados no tempo...

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  2. é a primeira coisa que todos nós, reles mortais, deveremos saber e aceitar
    só assim teremos direito a cenar com os duidas ;)

    ResponderExcluir

Bonjour!
Que felicidade em te ver por aqui :) Só não seja homofóbico, racista, machista ou preconceituoso. Seja amável, e eu irei te amar também. Deixe o endereço de seu site para que eu possa retribuir a visita. Au revoir ~